A Evidência Visível da Santificação

Quais são as marcas visíveis de um homem santificado? O que podemos esperar ver nele?

Quais são as marcas visíveis de um homem santificado? O que podemos esperar ver nele? Essa é uma área muito ampla e difícil de nosso assunto. É amplo porque exige a menção de muitos detalhes que não podem ser tratados completamente nos limites de um texto como este. É difícil porque não pode ser tratado sem ofender. Mas a verdade deve ser dita apesar do risco, e a verdade dessa grande magnitude deve ser dita especialmente em nossos dias atuais.

A verdadeira santificação não consiste em meras conversas sobre religião

A verdadeira santificação, portanto, não consiste em meras conversas sobre religião. Esse é um ponto que nunca deve ser esquecido. O grande aumento da educação e da pregação nestes últimos dias torna absolutamente necessário erguer uma voz de advertência. As pessoas ouvem tanto sobre a verdade do evangelho que adquirem uma familiaridade profana com suas palavras e frases e, às vezes, falam tão fluentemente sobre suas doutrinas que poderíamos pensar que são verdadeiros cristãos. De fato, é doentio e repugnante ouvir a linguagem fria e irreverente que muitos usam sobre “conversão”, “o Salvador”, “o evangelho”, “encontrar a paz”, “graça gratuita” e coisas do gênero, enquanto estão notoriamente servindo ao pecado ou vivendo para o mundo.

Podemos duvidar que esse tipo de conversa é abominável aos olhos de Deus e é um pouco melhor do que amaldiçoar, jurar e tomar o nome de Deus em vão? A língua não é o único membro que Cristo nos pede que coloquemos a Seu serviço. Deus não quer que Seu povo seja um mero recipiente vazio, um latão que soa e um címbalo que tine. Precisamos ser santificados, não apenas “em palavras e em língua, mas em obras e em verdade” (1 João 3:18).

A verdadeira santificação não consiste em sentimentos religiosos temporários

Mais uma vez, esse é um ponto sobre o qual uma advertência é muito necessária. Os cultos missionários e as reuniões de reavivamento estão atraindo grande atenção em todas as partes do país e causando grande sensação. A Igreja da Inglaterra parece ter adquirido um novo fôlego e exibe uma nova atividade, e devemos agradecer a Deus por isso. Mas essas coisas têm seus perigos e suas vantagens. Onde quer que o trigo seja semeado, o diabo certamente semeará joio. Muitos, pode-se temer, parecem comovidos, tocados e despertados com a pregação do evangelho, quando, na verdade, seus corações não mudaram em nada. Uma espécie de excitação animal causada pelo contágio de ver outros chorando, se alegrando ou afetados, é a verdadeira descrição do caso deles. Suas feridas são apenas superficiais, e a paz que professam sentir também é superficial. Como os ouvintes do pedregal, eles recebem a Palavra com alegria (Mt 13:20); mas, depois de um tempo, eles se afastam, voltam para o mundo e ficam mais duros e piores do que antes. Como a aboboreira de Jonas, eles surgem repentinamente em uma noite e perecem em uma noite. Que essas coisas não sejam esquecidas.

Tenhamos cuidado, nos dias de hoje, ao curar feridas levemente e gritar: “Paz, paz”, quando não há paz. Exortemos todos os que demonstram novo interesse pela religião a se contentarem com nada menos que a obra profunda, sólida e santificadora do Espírito Santo. A reação, depois de uma falsa excitação religiosa, é a doença mais mortal da alma. Quando o demônio é expulso de um homem apenas temporariamente no calor de um reavivamento e, pouco a pouco, retorna à sua casa, o último estado se torna pior do que o primeiro. É mil vezes melhor começar mais devagar e depois “continuar na Palavra” com firmeza do que começar às pressas, sem contar o custo, e depois olhar para trás, como a mulher de Ló, e voltar para o mundo. Declaro que não conheço nenhum estado de alma mais perigoso do que imaginar que nascemos de novo e somos santificados pelo Espírito Santo porque adquirimos alguns sentimentos religiosos.

A verdadeira santificação não consiste em formalismo externo e religiosidade externa

Essa é uma enorme ilusão, mas, infelizmente, muito comum. Milhares de pessoas parecem imaginar que a verdadeira santidade deve ser vista em uma quantidade excessiva de religião corporal – na frequência constante aos cultos da igreja, no recebimento da Ceia do Senhor e na observância de jejuns e dias santos; na multiplicação de reverências, giros, gestos e posturas durante a adoração pública; no uso de vestidos peculiares e no uso de imagens e cruzes. Admito livremente que algumas pessoas adotam essas coisas por motivos sinceros e realmente acreditam que elas ajudam sua alma. Mas temo que, em muitos casos, essa religiosidade externa seja um substituto para a santidade interior; e tenho certeza de que ela fica totalmente aquém da santificação do coração.

Acima de tudo, quando vejo que muitos seguidores desse estilo exterior, sensorial e formal de cristianismo estão absorvidos pelo mundanismo e mergulham de cabeça em suas pompas e vaidades sem vergonha, sinto que há necessidade de falar claramente sobre o assunto. Pode haver uma quantidade imensa de “serviço corporal”, mas não há um pingo de santificação real.

A santificação não consiste no afastamento de nossa posição na vida e na renúncia de nossos deveres sociais

Em todas as épocas, tem sido uma armadilha para muitos adotar essa linha na busca da santidade. Centenas de eremitas [pessoa que, por motivos religiosos, vive em um lugar deserto, isolado] se enterraram em algum lugar ermo, e milhares de homens e mulheres se fecharam dentro dos muros de mosteiros e conventos, sob a vã ideia de que, ao fazê-lo, escapariam do pecado e se tornariam eminentemente santos. Eles se esqueceram de que nenhum ferrolho ou grade pode impedir a entrada do demônio e que, aonde quer que vamos, carregamos a raiz de todo o mal, nosso próprio coração.

Tornar-se monge ou freira ou entrar em uma “casa de misericórdia” não é o caminho mais alto para a santificação. A verdadeira santidade não faz com que o cristão fuja das dificuldades, mas que as enfrente e as supere. Cristo quer que Seu povo mostre que Sua graça não é uma mera planta de casa aconchegante, que só pode prosperar sob abrigo, mas uma coisa forte e resistente que pode florescer em todas as relações da vida.

É o cumprimento de nosso dever no estado para o qual Deus nos chamou, como sal em meio à corrupção e luz em meio às trevas, que é o elemento principal da santificação. Não é o homem que se esconde em uma caverna, mas o homem que glorifica a Deus como mestre ou servo, pai ou filho, na família e na rua, nos negócios e no comércio, que é o tipo bíblico de um homem santificado. O próprio Mestre disse em Sua última oração: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (João 17:15).

A santificação não é apenas o desempenho ocasional de ações corretas

De fato, a santificação não é apenas o desempenho ocasional de ações corretas. Em vez disso, é o trabalho contínuo de um novo princípio celestial em nosso interior, que permeia a conduta diária de uma pessoa em tudo o que ela faz, seja grande ou pequeno. Não é como uma bomba, que só libera água quando é acionada de fora, mas como uma fonte perpétua, da qual uma corrente está sempre fluindo espontânea e naturalmente. Até mesmo Herodes, quando ouviu João Batista, “fez muitas coisas”, embora seu coração estivesse totalmente errado aos olhos de Deus (Marcos 6:20). Da mesma forma, há dezenas de pessoas nos dias atuais que parecem ter ataques súbitos de “bondade”, como é chamada, e fazem muitas coisas corretas sob a influência de doenças, aflições, morte na família, calamidades públicas ou um súbito aperto de consciência. No entanto, o tempo todo, qualquer observador inteligente pode ver claramente que eles não são convertidos e que não sabem nada sobre “santificação”. Um verdadeiro santo, como Ezequias, será sincero. Ele considerará corretos os mandamentos de Deus relativos a todas as coisas e “odiará todo caminho falso” (2 Crônicas 31:21; Salmos 119:104).

A santificação genuína se manifestará no respeito habitual à lei de Deus e no esforço habitual para viver em obediência a ela como regra de vida

Não há erro maior do que supor que um cristão não tem nada a ver com a lei e os Dez Mandamentos porque não pode ser justificado por guardá-los. O mesmo Espírito Santo que convence o crente do pecado por meio da lei e o leva a Cristo para a justificação sempre o conduzirá a um uso espiritual da lei, como um guia amigável, na busca da santificação. Nosso Senhor Jesus Cristo nunca menosprezou os Dez Mandamentos; pelo contrário, em Seu primeiro discurso público, o sermão da montanha, Ele os expôs e mostrou a natureza perspicaz de suas exigências. O apóstolo Paulo nunca fez pouco caso da lei; pelo contrário, ele diz: “A lei é boa, se o homem a usar legitimamente”. “Deleito-me na lei de Deus segundo o homem interior” (1 Timóteo 1:8; Romanos 7:22). Aquele que finge ser santo, enquanto zomba dos Dez Mandamentos e não pensa na mentira, na hipocrisia, na trapaça, no mau humor, na calúnia, na embriaguez e na violação do sétimo mandamento [não roubarás], está sob uma terrível ilusão. Será difícil para ele provar que é um “santo” no último dia!

A santificação genuína se manifestará em um esforço habitual para fazer a vontade de Cristo e viver de acordo com Seus preceitos práticos

Esses preceitos podem ser encontrados espalhados por toda parte nos quatro Evangelhos, e especialmente no Sermão da Montanha. Aquele que supõe que eles foram ditos sem a intenção de promover a santidade e que um cristão não precisa dar atenção a eles em sua vida diária é realmente pouco melhor do que um louco e, de qualquer forma, é uma pessoa grosseiramente ignorante. Ao ouvir alguns homens falarem e lerem os escritos de alguns homens, pode-se imaginar que nosso abençoado Senhor, quando esteve na Terra, nunca ensinou nada além de doutrina e deixou os deveres práticos para serem ensinados por outros! O mínimo conhecimento dos quatro Evangelhos deve nos dizer que isso é um erro completo. O que Seus discípulos devem ser e fazer é continuamente apresentado nos ensinamentos de nosso Senhor. Um homem verdadeiramente santificado nunca se esquecerá disso. Ele serve a um Mestre que disse: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14).

A santificação genuína se manifestará em um desejo habitual de viver de acordo com o padrão que o apóstolo Paulo apresenta às igrejas em seus escritos

Esse padrão pode ser encontrado nos capítulos finais de quase todas as suas epístolas. A ideia comum de muitas pessoas de que os escritos do apóstolo Paulo estão cheios de apenas declarações doutrinárias e assuntos controversos – justificação, eleição, predestinação, profecia e coisas do gênero – é uma ilusão completa e uma prova lamentável da ignorância das Escrituras que prevalece nestes últimos dias. Desafio qualquer pessoa a ler cuidadosamente os escritos do apóstolo Paulo sem encontrar neles uma grande quantidade de orientações práticas claras sobre o dever do cristão em todas as relações da vida e sobre nossos hábitos diários, temperamento e comportamento uns com os outros. Essas orientações foram escritas por inspiração de Deus para a orientação perpétua dos cristãos professos. Aquele que não as segue pode até ser considerado membro de uma igreja ou capela, mas certamente não é o que a Bíblia chama de homem “santificado”.

A santificação genuína se manifestará na atenção habitual às graças ativas que nosso Senhor exemplificou de forma tão bela, e especialmente à graça da caridade

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34, 35). Um homem santificado tentará fazer o bem no mundo e diminuir a tristeza e aumentar a felicidade de todos ao seu redor. Ele terá como objetivo ser como seu Mestre, cheio de bondade e amor para com todos – e isso não apenas em palavras, chamando as pessoas de “queridas”, mas por meio de atos, ações e trabalho abnegado, de acordo com a oportunidade que tiver. O professor cristão egoísta que se envolve em sua própria presunção de conhecimento superior e parece não se importar se os outros afundam ou nadam, se vão para o céu ou para o inferno, desde que ele vá para a igreja ou capela em sua melhor roupa de domingo e seja chamado de “membro sadio” – esse homem não sabe nada sobre santificação. Ele pode se considerar um santo na Terra, mas não será um santo no céu. Cristo nunca será considerado o Salvador daqueles que não sabem como seguir Seu exemplo. A fé salvadora e a verdadeira graça de conversão sempre produzirão alguma conformidade com a imagem de Jesus (Colossenses 3:10).

A santificação genuína, em último lugar, se manifestará na atenção habitual às graças passivas do cristianismo

Quando falo de graças passivas, refiro-me àquelas graças que se manifestam especialmente na submissão à vontade de Deus e na paciência e tolerância uns com os outros. Poucas pessoas, talvez, a menos que tenham examinado o assunto, tenham ideia do quanto se fala sobre essas graças no Novo Testamento e do lugar importante que elas parecem ocupar. Esse é o ponto especial sobre o qual o apóstolo Pedro se debruça ao recomendar o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo à nossa atenção: “Também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas; o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; o qual, injuriado, não tornou a injuriar; e, padecendo, não ameaçou; antes se entregou àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:21-23). Essa é a única parte da profissão que a oração do Senhor exige que façamos: “Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, e o único ponto que é comentado no final da oração. Esse é o ponto que ocupa um terço da lista dos frutos do Espírito fornecida pelo apóstolo Paulo. Nove são citados e três deles, paciência, gentileza e mansidão, são inquestionavelmente graças passivas (Gálatas 5:22, 23).

Devo dizer claramente que não acho que esse assunto seja suficientemente considerado pelos cristãos. As graças passivas são, sem dúvida, mais difíceis de serem alcançadas do que as ativas, mas são exatamente as graças que exercem maior influência sobre o mundo. De uma coisa eu tenho certeza: não faz sentido pretender a santificação a menos que sigamos a mansidão, a benignidade, a paciência e o perdão que a Bíblia tanto menciona. As pessoas que habitualmente dão vazão a temperamentos raivosos e agressivos na vida cotidiana e que são constantemente afiadas com a língua e desagradáveis com todos ao seu redor, pessoas rancorosas, vingativas, maliciosas – das quais, infelizmente, o mundo está cheio – todas essas pessoas sabem pouco do que deveriam saber sobre santificação.[1]Este texto foi traduzido pelo EvangelhoEterno.org e extraído do livro Holiness, de J. C. Ryle.

Referências

Referências
1 Este texto foi traduzido pelo EvangelhoEterno.org e extraído do livro Holiness, de J. C. Ryle.
J. C. Ryle (1816-1900) foi bispo da Igreja da Inglaterra, em Liverpool. Conhecido por sua erudição e piedade, Ryle era também um escritor prolífico, um pregador vigoroso e um ministro fiel. Suas obras mais conhecidas são “Santidade” e também uma série de meditações nos quatro evangelhos, todos publicados pela Editora Fiel.

MAIS DE

livros que recomendamos

Procurar

Podcast

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.