O Cordeiro Está Vivo!

O Senhor Jesus Cristo está entronizado, Ele é o centro do culto.

Apocalipse 5

1 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.

2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?

3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;

4 e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.

5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.

Bíblia. ARA – Edição Almeida Revista e Atualizada

Introdução

O apóstolo João estava isolado na Ilha chamada Patmos, desterrado. Numa ilha rochosa, sem muita expectativa de vida. Porém, é neste local que, no dia do Senhor, João teve a maior experiência da sua vida e escreveu todo o livro de Apocalipse em visões que o Senhor Deus concedeu a ele.

 

Desenvolvimento

É no momento da adversidade é que Deus se revela na nossa vida de forma mais intensa. Não é fácil viver as lutas desta vida, porém, quando estamos nos sentindo fracos, Deus mostra que ele é forte e nos coloca de pé para prosseguir em nosso caminho. Deus marcou um encontro com João num local quase que inóspito, sem muita vida; já era um idoso que estava segregado da vida nesta ilha por amor ao evangelho.

 

Dentro de tantas revelações que o Senhor concedeu a João, o texto que lemos retrata um momento que a Eternidade de Deus para. João viu na mão direita de Deus um livro, escrito por dentro e por fora, selado com 7 selos.

 

Após ver isso, ouvi-se um voz mui forte que bradou no céu e perguntou quem era digno de abrir o livro e lhe romper os selos? Porém, ninguém se atreveu a falar nada e nem mesmo olhar para o livro, porque nem os seres celestiais, que são santos e vivem servindo a Deus a todo o instante, tinham condições para isso. NINGUÉM FORA ACHADO DIGNO, NEM DE ABRIR NEM DE SEQUER OLHAR PARA O LIVRO!

 

A salvação é um mistério de Deus. O amor de Deus é forte, tão intenso, tão sublime e tão puro, que nós, como seres humanos que somos, não temos capacidade para compreender a grandeza.

 

O livro da vida é um objeto de propriedade de Deus, pois só ele pode conceder a salvação. Ninguém pode salvar por si próprio a sua alma, porque no coração dos homens só há maldade. Se por ventura nos fosse dado o direito de morrer pelo pecado, morreríamos pelo nosso próprio pecado, sem direito à vida eterna com Deus, porquanto diz a palavra de Deus: Romanos 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Contudo, a Palavra de Deus é enfática ao nos dar esperança: Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

 

Eu não sou digno, você também não é digno de receber um tão amor e ser alvo de tamanha misericórdia. Deus podia simplesmente nos condenar eternamente pelo nosso pecado, mas não, ele nos permitiu usufruir das riquezas de Sua bendita graça para nos livrar do juízo e assim termos a vida eterna com Cristo. Diz a palavra: Colossenses 1:27 – “…Cristo em vós, esperança da glória.”

 

Deus não nos prometeu facilidades nesta terra, pois o próprio Senhor Jesus afirmou: João 16:13 – “… Neste mundo tereis aflições…”. Entretanto, Deus nos prometeu o céu, como diz a Palavra: João 14:3 – “E, se eu (o Senhor Jesus) for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

 

Ninguém é digno de tamanha salvação! Ninguém é digno de romper os selos do livro da vida nem mesmo de olhar para ele. Nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra.

 

João ao ver esta cena, diz a Palavra, chorou copiosamente. Talvez ela tenha se entristecido como se não houvesse esperança para que o livro fosse aberto. Talvez você tenha chegado à casa Deus sem esperança, achando que seu problema não tem solução, achando que você não merece uma tão grande salvação (e de fato você não merece por seus próprios méritos, por melhor que você seja como pessoa), mas há um recado do Espírito Santo de Deus para a sua vida nesta noite: CRISTO ESTÁ VIVO! Ele não é apenas uma história. De histórias, a religião está cheia, mas nesta noite é dia de você sair desta casa com a certeza da salvação.

 

Um dos anciãos se aproximou de João e disse: “Não chores”. Hoje o Espírito de Deus tem um recado importante para você: “Não chores, há esperança para a tua vida, pois Jesus Cristo está vivo!”. Sim, logo em seguida o ancião, ser celeste mostrado no livro das revelações do Apocalipse, disse a João o motivo pelo qual ele não deveria chorar mais: “Olha, o Leão da Tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

 

Assim, há esperança para você! Se você só conheceu um Cristo histórico, como profeta, um homem que veio de Deus para mudar a história do mundo, saiba de uma coisa: “Ele está vivo e está no meio da igreja operando: salvação, curas, libertações, santificando vidas, retirando o peso que o pecado traz na vida do homem”. O Espírito Santo revela Jesus vivo. O papel do Espírito Santo é revelar Jesus na vida do homem e preparar este homem, como parte da Igreja Fiel, a noiva do Cordeiro, para subir para a Eternidade, no arrebatamento.

 

Só que uma coisa interessante neste texto é que quando o apóstolo João olhou ele viu um CORDEIRO e não um Leão. Diz a Palavra: João 1:29 – “… Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”. Ele viu o Cordeiro porque o homem tem que compreender que o Cordeiro foi morto em seu lugar, por isso hoje alcançamos o perdão de Deus. Na Eternidade, Cristo está glorificado. Para nós ele é o Cordeiro que nos perdoa da nossa iniquidade, que lava as nossas vestes, branqueando-as, nos santificando. Ao olhar, João viu o Cordeiro, porque o homem precisa do perdão de Deus.

 

Conclusão

O Cordeiro estava vivo e entronizado, no centro do trono, no centro dos quatros animais viventes (que simbolizam o Evangelho Eterno, visto sob quatro perspectivas: Matheus, Marcos, Lucas e João – todo o evangelho fala dele) e no centro dos anciãos. Isto é, Jesus Cristo é o centro de toda a adoração. O Cordeiro está entronizado, Ele é o centro deste culto.

 

Diz a palavra: João 1:3 “Todas as coisas foram feitas por meio dele; e sem ele nada do que foi feito se fez”.

 

Ele é centro de toda a adoração da Igreja!

 

Romanos 11:36 – “Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele eternamente. Amém.”

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.