Fechar
Fechar
As Bênçãos de Deus em Jesus Cristo - Efésios - Pregação - Mensagem Bíblica

As Bênçãos de Deus em Cristo

Nesta pregação, “As Bênçãos de Deus em Cristo”, o pastor Hudson Carvalho expõe, com base em Efésios 1.3-12, como a eleição e predestinação estão centradas em Jesus Cristo! Fomos escolhidos em Cristo, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis. A salvação que temos em Jesus é um ato de amor incondicional, que nos transforma em uma nova criatura e nos mantém sempre conectados ao Seu povo, a Igreja.

assistir conteúdo

texto do sermão

Perícope

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;

Efésios 1.3-12

Introdução

Hoje, irei abordar como a Palavra de Deus nos ensina sobre a eleição e predestinação em Cristo Jesus. Isto é, como Jesus Cristo é o eleito de Deus antes da fundação do mundo e como nós somos inseridos neste grandioso propósito para o louvor da glória da graça de Deus.

Jesus é o centro da doutrina da Eleição e Predestinação

Quero chamar sua atenção pela maneira como Paulo utiliza sempre a expressão “em Cristo” e também pela forma como ele liga a “eleição e predestinação” a Cristo.

Acompanhe comigo:

(v. 3) Os santos são abençoados em Cristo;

(v. 4a) Os escolhidos foram escolhidos antes da fundação do mundo em Cristo;

(v. 4b) Deus escolheu o crente para ser santo e inculpável (sem culpa), que somente por ser exercida em Cristo, em sua perfeita obra de obediência ao Pai;

(v. 5) Os santos foram predestinados em amor para serem filhos de Deus em Cristo (adotados por meio de Jesus Cristo);

(v. 6) Os crentes foram predestinados para o louvor da glória da graça de Deus, e esta graça somente está em Cristo, o Amado;

(v. 7) Em Cristo temos a redenção dos nossos pecados, por meio do precioso sangue derramado;

(v. 8) A graça de Deus foi derramada sobre os santos pelos méritos de Jesus Cristo, segundo sua sabedoria e prudência;

(v. 9) A vontade de Deus é desvendada, revelada no Filho, em Cristo;

(v. 10) Deus faz convergir (reunir) em Cristo todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, na manifestação encarnada do Deus invisível;

(v. 11) Em Cristo fomos feitos herança, isto é, possessão de Deus;

(v. 12) Deus nos predestinou para o louvor da sua glória e por isso nós esperamos em Cristo.

Somente por meio de Jesus temos acesso às bênçãos de filiação de Deus.

Deus é gestor da sua Criação, como temos visto na nossa disciplina de Escola Bíblica Dominical chamada “Providência”.

Deus envia chuva, calor, frio, dá comida aos belos pássaros, dá o tempo de colheita, permite o tempo de seca, dá riqueza aos filhos dos homens, dá entendimento ao homem de modo que a ciência se desenvolva, etc.

Chamamos isso da “graça comum” de Deus. Assim, Deus dá bênçãos para sua criação, muito embora esta esteja debaixo da maldição do pecado de toda a humanidade.

Ao invés de Deus destruir tudo, Deus fez uma aliança de preservação com Noé. O sinal desta aliança foi o arco multicolor que vemos, também chamado de “arco íris”.

A criação, embora debaixo da maldição, está debaixo de uma preservação divina até o Grande Dia do Senhor.

No entanto, somente podemos ter acesso às bênçãos celestes se somos filhos de Deus. Somente os filhos têm direito a estas bênçãos.

Eleição e Predestinação: a realidade da nossa filiação

Há diversas passagens bíblicas que reafirmam todas estas verdades que vimos anteriormente, qual seja, a nossa filiação para com Deus por meio único de Jesus Cristo.

A eleição e predestinação é EM CRISTO.

A realidade da nossa filiação é afirmada de várias formas na Escritura, vejamos:

Deus deu ao Filho os eleitos: jamais iremos perecer, salvos para sempre!

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

João 6.37

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

João 6.39

Jesus é a videira, nós os ramos

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

João 15.3-7

Corpo de Cristo

Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

Colossenses 1.18

Estamos em Cristo e Cristo está em nós

logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Gálatas 2.20

Jesus Cristo não é representado simplesmente como aquele através de quem temos perdão, ou mesmo como aquele por quem a vida moral é exemplificada, mas como aquele em quem a vida de discipulado ocorre. O próprio Cristo está presente na vida do discípulo como o principal agente moral. Não somos simplesmente salvos por ele, nem simplesmente seguimos seu exemplo – embora ambas as afirmações continuem sendo verdadeiras – mas participamos nele.

Macaskill, Grant. Vivendo em união com Cristo: o evangelho de Paulo e a identidade moral cristã (Portuguese Edition) (p. 15). Edição do Kindle.

Jesus Cristo é a nova criação: o último Adão

Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.

1Coríntios 15.45

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

2Coríntios 5.17

Estamos em Cristo e Cristo em nós

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

João 17.22-23

Não mais existimos para nós mesmos. Não existe mais “eu”, mas existe “eu-em-Cristo” / “em-em-Jesus”. Após a conversão é o meu “eu-em-Cristo” que vive, e também o “Cristo-em-mim” que trabalha.

E não existe “eu-em-Cristo-em-casa”. É impossível você estar em Cristo e não estar ligado ao povo de Deus.

É na igreja, na comunhão dos santos, que podemos ver a glória de Deus e a nossa filiação se torna aperfeiçoada.

aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;

Colossenses 1.27

Conclusão

A Eleição e Predestinação não existe de forma individual. Jesus Cristo é O ELEITO de Deus (propósito que Deus propôs em Jesus para convergir Nele todas as coisas – v. 9-10). Nós fomos eleitos e predestinados em Cristo.

A salvação é um plano eterno que se desenrola ao longo da história da humanidade, dentro do fenômeno “tempo”.

Por isto, à luz da Palavra:

Somos salvos desde antes da fundação do mundo, segundo a predestinação que Deus realizou em seu imutável decreto de amor paternal;

Já fomos salvos por meio da obra de Jesus Cristo, pelo precioso sangue vertido na cruz do Calvário em favor dos eleitos;

Estamos sendo salvos por meio da santificação, o processo no qual o Espírito de Deus se apodera de nós e nos conforma à imagem de Jesus. Fomos predestinados à santidade para sermos inculpáveis diante de Deus;

Seremos salvos, no Grande Dia do Senhor, quando Cristo retornar triunfantemente e transformar nosso corpo humilhado em um novo corpo, o corpo glorificado, semelhante ao do Senhor Jesus.

Deus não viu nada de bom em nós. Fomos escolhidos por Deus dentre muitas criaturas. Fomos predestinados para sermos filhos de Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Deus não nos chamou para nos tornarmos um versão melhor de nós mesmos. Fomos chamados para nos tornarmos uma nova criação em Jesus.

É um outro evangelho acreditar que Deus nos salvou para sermos nossa melhor versão. Há muitos que buscam uma melhor versão de si mesmos, com cursos, capacitações, autoajudas e etc.

E isso por si só não é algo ruim. Mas não responde o que Deus requer de nós. Ou seja, tudo isso ainda é insuficiente para o Deus requer de nós.

Deus não salvou o Hudson para o Hudson ser uma melhor versão de si mesmo, mas para uma nova criação: “Hudson-em-Cristo” e “Cristo-em-Hudson”. Você pode trocar, agora, o meu nome pelo seu, e ver como isto é precioso!

Amém!

compartilha este conteúdo com alguém

ouça este conteúdo

assistir conteúdo

Mais episódios

Nesta pregação, "Gentios e Judeus Unidos pela Cruz de Cristo", o pastor Hudson Carvalho nos ensina que, em Cristo, a barreira entre judeus e gentios foi derrubada. Pelo sangue de...
Nesta pregação, “A Glória dos Filhos de Deus”, o pastor Hudson Carvalho expõe, com base em Romanos 8:14-25, a esperança que sustenta os crentes mesmo em meio ao sofrimento. Os...
O pastor Hudson Carvalho prega o sermão baseado no Salmo 103. Neste salmo, o profeta nos traz um ensino maravilhoso: a necessidade que temos de trazer à memória os feitos...
Nesta pregação, o pastor Hudson Carvalho prega o sermão baseado no texto em Efésios 5.31-32. A Santíssima Trindade está envolvida numa eterna dinâmica de amor e prazer um no outro....
Neste vídeo, o pastor Hudson Carvalho prega o sermão baseado no texto em Gênesis 50.15-21. A Bíblia retrata nestes versos que lemos a história da restauração de uma família amargurada,...

Procurar

Podcast

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.