Sobre a Natureza do Seu Rebanho – CPRC


Thomas Miersma

Tradução: Marcelo Herberts

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10:14).

Por essas palavras Jesus nos ensina sobre as suas ovelhas. Elas constituem um rebanho espiritual, conhecidas por Cristo através do Seu amor, e o amam como seu pastor. Elas representam a Sua igreja e reino. Acerca delas Jesus diz, “Meu Pai, que as deu para mim” (João 10:29), isto é, “a mim.” Suas ovelhas foram confiadas a ele por Deus na eternidade, e ele as conhece. Ele também diz, “[Eu] dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10:15). Aquelas que Lhe foram entregues foram compradas pelo Seu sangue; por elas somente Ele morreu. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” (João 10:27-28). Elas crêem e são salvas. Elas crêem porque são “de Deus” e ouvem as Suas palavras, tal como Jesus disse, “Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz” (João 8:47). Elas nascem do Espírito, crêem e entram no Seu reino, como Ele disse, “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo [ou ‘de cima’]” (João 3:3). E mais uma vez, Jesus disse, “O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (João 3:6).

Jesus nos ensina que o Seu rebanho, igreja e reino é uma obra da graça, definida e confiada a Ele, comprada com o Seu sangue, a qual Ele dá vida eterna. É uma realidade espiritual surgida pelo poder do Seu espírito, trazida à fé e preservada pela eternidade. A igreja é um organismo espiritual. Jesus a descreve como uma planta viva, quando diz, “Eu sou a videira; vocês são os ramos” (João 15:5). É uma unidade espiritual viva em Cristo, assim como Ele diz “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste” (João 17:22-23). Então Ele também diz, “porque o Reino de Deus está entre [ou ‘dentro de’] vocês” (Lucas 17:21). O rebanho, igreja e reino de Cristo no mundo é uma unidade espiritual invisível em Cristo o Senhor, uma fraternidade espiritual. Essa igreja e reino não se restringe a uma denominação visível ou “igreja.” Apegar-se a uma igreja visível por conta de tradições ou vínculos terrenos, quando ela se tornou corrupta e afastada da Palavra de Cristo, é pecado.

Em harmonia com a natureza espiritual do Seu rebanho, Jesus fala da reunião e do crescimento do Seu reino, “O Reino de Deus não vem de modo visível” (Lucas 17:20). Ele cresce pela reunião espiritual das Suas ovelhas nos termos terrenos do seu tamanho ou influência no mundo. É um reino e rebanho reunido e regido pela graça agora presente no mundo.

Trata-se então de um reino espiritual e celeste, chamado “o reino do céu.” Jesus diz, “O meu Reino não é deste mundo” (João 18:36). Não no presente mundo, não em Jerusalém, nem num reino terreno de glória, mas num novo céu e numa nova terra será conhecida a sua glória visível. Tal como Jesus disse, “Quando o Filho do homem vier em sua glória … assentar-se-á em seu trono na glória celestial … E colocará as ovelhas à sua direita… Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo’” (Mateus 25:31-34). Você está procurando este reino ou outro?

Fonte: What Jesus said about, Rev. Thomas Miersma, cap. 17.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.