Sobre a Fonte de uma Vida Piedosa – CPRC


Thomas Miersma

Tradução: Marcelo Herberts

Jesus disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5).

Por essas palavras Jesus nos ensina a fonte de uma vida cristã piedosa. Essa fonte não se encontra no cristão. Pela fé um crente é unido a Cristo tal como um ramo é unido à videira. Um ramo morre se for cortado da videira. Ele não pode produzir fruto, pois a vida da videira não está nele. Assim é com a vida cristã. É a partir da vida de Cristo que um cristão vive. Em si mesmo, tudo o que ele faz é pecar. A menos que sejamos nascidos de novo e enxertados em Cristo por meio da fé, não podemos produzir frutos. Graça em Cristo é também a fonte de uma vida piedosa. Isso significa que nenhuma de nossas obras pode merecer ou ganhar qualquer coisa junto a Deus, nem pode ser elemento da nossa retidão perante Ele. Tudo o que nós temos vem de Cristo. Nós somos devedores a Ele mesmo pelo fruto da salvação que trazemos e pela qual andamos. Também não é o caso que Jesus nos concede a Sua graça e o Seu Espírito, e que agora cabe a nós produzir frutos. Jesus disse: “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5). Sem fé em Cristo, que é antes de tudo o fundamento da nossa vida, não temos boas obras que sejam agradáveis aos olhos de Deus.

Jesus opera essa vida piedosa em Seu povo por meio da Sua Palavra e da operação do Seu Espírito. Tal como Ele é a fonte de uma vida piedosa, Sua Palavra é o meio para produzir essa vida em nós. Jesus ora ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). Por Sua Palavra Jesus nos lava da culpa e da contaminação dos nossos pecados a fim de que possamos produzir frutos. Ele também incita em nós a disposição pela vida num andar piedoso, santificando-nos—tornando-nos santos—pela operação da Sua Palavra e Espírito, e assim nos dedicamos de mente e coração à obra de Deus. Deus em Cristo eficazmente opera uma sincera, piedosa ou devotada caminhada na vida no temor de Deus.

Mera conformidade superficial à regras exteriores ou criadas por homens não é piedade. O amor de Deus gravado no coração de um cristão pela fé é o poder motivador a partir do qual deriva essa vida num andar piedoso. É o amor de Deus em Cristo que é revelado e gravado através da Sua Palavra. Tal como Jesus disse: “Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja” (João 17:26). A partir do amor de Deus nós somos inclinados, como privilégio da salvação, a caminhar pelas veredas de Deus, desejosa e responsavelmente, e a produzir o fruto como ramos vivos da videira, Jesus Cristo. Portanto Jesus nos diz: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (João 14:15). A vida cristã piedosa é uma vida de gratidão em amor. O amor de Deus direcionado a nós opera a obediência do amor. Nós oferecemos essa obediência a Deus, não para que sejamos salvos, mas porque somos salvos; não para merecer perdão a partir das nossas obras, mas porque somos perdoados e agora livres para servir a Deus. Qual é a razão de você fazer as suas obras: como gratidão pela salvação, ou para obter essa salvação? Obediência agradecida é o fruto da salvação em Cristo, a obra da graça, e é feita com base no amor. É a única fonte de uma vida piedosa, porque Jesus disse: “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5). As suas obras são originadas do coração em amor por Cristo, por meio da salvação nEle?

Fonte: What Jesus said about, Rev. Thomas Miersma, cap. 14.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.