Sobre a Fé Salvadora – CPRC


Thomas Miersma

Tradução: Marcelo Herberts

Jesus disse: “Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus” (João 8:47).

Por essas palavras Jesus condena a incredulidade dos perversos. O problema deles não era que eles não ouviam as palavras de Jesus com os seus ouvidos, mas que não as ouviam com os ouvidos da fé salvadora. Jesus lhes diz, “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo” (João 8:44). Essa é a condição caída e natural de todos os homens. O homem nasce incrédulo, filho da mentira do pecado. Ele não é “de Deus” por natureza.

Ser “de Deus” significa ser nascido de novo da Sua graça. Aqueles que são nascidos de novo estão agora aptos a ouvir a Sua Palavra. Esse ato espiritual da fé pelo qual um homem ouve a Palavra de Deus e crê é o fruto da graça nele. Sem ele o homem não pode crer.

Deus proclama esse poder da fé para atividade espiritual pela obra poderosa de Cristo, por meio da Sua Palavra. Jesus disse: “Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27). Jesus precisa revelar a si e o Pai para que possamos crer. Ele faz isso através da Palavra e envia pregadores, tal que essa Palavra possa produzir fé nos corações das Suas ovelhas. Portanto ele ora: “… também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles” (João 17:20).

Por meio da pregação fiel da Palavra Jesus fala a nós e opera o amor de Deus, pela fé, em nossos corações. Ele diz: “Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja” (João 17:26). Essa fé pela qual um homem é salvo, é assim uma obra da graça somente, pela qual ele é espiritualmente capacitado a conhecer o Senhor e ouvir a Sua voz através da Palavra. O amor de Deus é derramado dentro do seu coração. Cristo em si, pela sua Palavra e Espírito, vem para habitar em seu coração.

Fé é um laço espiritual que nos une a Cristo. É um conhecimento salvífico e uma confiança em Cristo. Portanto, Jesus diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (João 3:36). Aqui Jesus não diz “terá” (algo futuro), mas “tem a vida eterna” (algo presente), isto é, crer é ter vida eterna desde já. Fé é a vida eterna em si operando em nós, tal que aquele que tem fé tem vida eterna e, portanto, também a terá em sua perfeição.

Nós não cremos merecer a vida eterna. Fé não é a causa ou fundamento da salvação. Tratar-se-ia de uma salvação pelas obras da fé. Mas fé é o meio pelo qual somos salvos. Fé é uma dádiva de Deus, uma obra da graça, e o meio pelo qual a salvação nos é concedida. É dito que cremos como resultado dessa graça e dom de Deus. Você tem esse dom da fé, neste Cristo. Essa fé pela qual você é salvo é obra sua ou o dom de Deus?

Fonte: What Jesus said about, Rev. Thomas Miersma, cap. 11.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.