Santificação como uma Obra Contínua – CPRC


Herman Hoeksema

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

O filho de Deus, então,2 é santificado em princípio e liberto do domínio do pecado. Mas a palavra de Deus também ensina que os crentes são continuamente santificados pelo Espírito de Deus, pois é Deus quem opera dentro deles o querer e efetuar conforme seu beneplácito (Fp. 2:13). Eles são ramos da videira verdadeira, Cristo; eles não vivem independentemente dele, mas somente através e por ele. Eles devem habitar nele, pois assim como o ramo não pode produzir fruto se não habitar na videira, assim também eles não podem produzir fruto a menos que habitem nele; sem ele não podem fazer nada (João 15:4-5).

Somente porque os crentes estão no Espírito, e porque o Espírito de Cristo habita neles, eles podem agradar a Deus (Rm. 8:8-10). Somente através do Espírito podem escapar das luxúrias da carne, pois a carne luta contra o Espírito e o Espírito contra a carne; esses dois se opõem um ao outro. Os crentes são guiados pelo Espírito de Deus como filhos de Deus (Gl. 5:16-18). Por essa razão o apóstolo não cessa de agradecer e orar pela igreja, para que o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de glória, possa dar ao seu povo o Espírito de sabedoria e revelação no conhecimento dele, para que os olhos do seu entendimento possam ser iluminados, a fim de poderem conhecer as riquezas de sua herança nos santos (Ef. 1:15-18). Paulo se põe de joelho diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo que ele conceda que os santos, de acordo com as riquezas de sua glória, possam ser fortalecidos com poder pelo Espírito no homem interior, que Cristo possa habitar nos corações deles pela fé, que eles, estando arraigados e fundamentos em amor, possam ser capazes de compreender com todos os santos qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, e para que possam ser cheios de toda a plenitude de Deus (Ef. 3:14-19). Ele está confiante que aquele que começou uma boa obra neles também a aperfeiçoará até o dia de Cristo (Fp. 1:6). O apóstolo se gloria que ele está crucificado com Cristo, mas vive; todavia, não é o apóstolo quem vive, mas Cristo vive nele; a vida que o apóstolo agora vive na carne, vive pela fé do Filho de Deus que o amou e se entregou por ele (Gl. 2:20). Os crentes, então, são continuamente santificados pelo Espírito de Deus em Cristo Jesus seu Senhor.

Fonte: Reformed Dogmatics, Herman Hoeksema, Reformed Free Publishing Association, vol. 2, pp. 125-126.

1E-mail para contato: [email protected]. Traduzido em maio/2007.

2

Nota do tradutor: O autor se refere à seção anterior, “Santificação como um Princípio.”

Para material adicional de Herman Hoeksema’s Reformed Dogmatics em Português, por favor, clique aqui.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.