Santificação como um Princípio – CPRC


Herman Hoeksema

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

A Escritura ensina muito enfaticamente que o filho de Deus é santificado em princípio, que Deus também o santifica continuamente, e que ele é chamado para lutar pela santificação com todas as suas forças. Ele está morto para o pecado, e é impossível que ainda possa viver no pecado (Rm. 6:2). Isso não significa que o pecado está morto nele; o exato oposto é verdadeiro. Mas significa que uma mudança radical é efetuada nos crentes exatamente com respeito à relação e atitude deles para com o pecado. Antes eles viviam no pecado, amavam o pecado, e concordavam com o pecado; agora estão mortos para o pecado, de forma que não mais apresentam seus membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, mas para servirem à justiça para a santificação (v. 19). Eles foram sepultados com Cristo pelo batismo para morte, para que como ele ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também eles andem em novidade de vida (v. 4). O velho homem deles foi crucificado com Cristo, para que o corpo do pecado pudesse ser destruído, e, portanto, não mais servissem ao pecado (v. 6). Eles foram libertados do pecado; se tornaram servos de Deus; eles têm fruto para santificação, e por fim a vida eterna (v 22). Eles foram livres da lei do pecado e morte, pela lei do Espírito de vida (Rm. 8:2).

Eles eram devassos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes e roubadores. Agora foram lavados, santificados e justificados no nome do Senhor Jesus pelo Espírito de Deus (I Co. 6:9-11). Cristo morreu por eles para que, daqui por diante, não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo (II Co. 5:15, 17) Aqueles que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências (Gl. 5:24). Eles se despiram do velho homem com suas obras e se revestiram do novo homem, que está sendo renovado em conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl. 3:9- 10). Eles são nascidos de Deus; aquele que é nascido de Deus não peca. Não pode pecar, porque é nascido de Deus, e sua semente permanece neles (I Jo. 3:9).

Fonte: Reformed Dogmatics, Herman Hoeksema, Reformed Free Publishing Association, vol. 2, pp.124-125.

1[email protected]. Traduzido em maio/2007.

Para material adicional de Herman Hoeksema’s Reformed Dogmatics em Português, por favor, clique aqui.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.