Perguntas aos Testemunhas de Jeová – CPRC


Martyn McGeown

1. Em Jo. 20:28, Tomé se refere a Jesus (em grego) como ho kurios moi kai ho theos moi. Essa tradução é, literalmente, “o Senhor de mim e o Deus de mim.” Por que Jesus, em Jo. 20:29, questiona Tomé por ter chegado àquela conclusão (por que me viste, creste?)? Se Jesus, de fato, não fosse o Senhor e Deus de Tomé, porque ele não o teria corrigido, alegando ser aquela uma falsa ou blasfema assertiva?

2. Jeová diz, em Is. 44:24: “Eu sou o Senhor que faço sozinho todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra.” Como você concilia este texto com o ensino de que Jeová criou primeiro a Cristo e, depois, Cristo criou todas as demais coisas?

3. Se, como os Atalaias ensinam, o título do Senhor Jesus como o “primogênito” em Colossenses 1 refere-se ao “primeiro ser criado”, e não a um termo de preeminência, como você explica Jr. 31:9, no qual Deus declara que Efraim é seu primogênito? É claro, nas Escrituras, que Manassés, e não Efraim, foi o primogênito no tempo. Não seria Jesus, portanto, como Criador, supremo sobre a criação, e não apenas o primeiro ser criado por Jeová?

4. Se somente Deus pode salvar e se não há outro Salvador além do Senhor (Is. 43:11), não estariam, as referências neotestamentárias que falam de Jesus como Salvador apontando sua divindade? Se não, então como você pode conciliar a declaração de Jesus como Salvador com Is. 43:11 e Oséias 13:4?

5. Se Jesus se colocou em igualdade com o Pai como o próprio objeto da fé do homem (como ele fez em Jo. 14:1), não teria sido isso uma blasfêmia, a menos que Jesus, de fato, fosse verdadeiramente Deus e Salvador? Similarmente, como pode ser a vontade do Pai “que todos honrem o Filho, como honram o Pai” (Jo. 5:23), se Deus afirma em Isaías 48:11 que “Ele não dará sua glória a ninguém.” De igual forma, como você interpreta as palavras de Jesus em Jo. 17:5, à luz de tudo o que foi acima considerado?

6. Como você concilia o discurso de Jeová em Dt. 32:39, “e mais nenhum Deus há além de mim” e o discurso em Is 45.5, “Eu sou o Senhor, e não há outro,” com o ensino dos Atalaias de que Jeová é Deus e Jesus é um Deus além dele (veja Jo. 1:1 na Bíblia Tradução do Novo Mundo).

7. Em Lc. 20:38 nós lemos que “Deus não é Deus dos mortos e sim de vivos. Nós lemos que a palavra theos é usada sem o artigo definido ho (o). Já que a divindade de Jeová não é diminuída pela construção grega em Lc 20.38, por que seria diminuída em Jo. 1:1, se a mesma construção grega é utilizada?

8. Se Jesus é apenas “um deus,” como ensina a versão Tradução do Novo Mundo, ele é um Deus bom ou mau?

9. Considerando que todos os “Eu sou” de Jesus no evangelho segundo João (Eu sou o pão da vida, eu sou o bom pastor, etc.) estão claramente relacionados uns com os outros, por que a TNM traduz corretamente ego eimi como “Eu sou” em todo o evangelho segundo João, a não ser na passagem de Jo. 8:58, na qual ego eimi é traduzido como “eu tenho sido”? Por que os judeus quiseram apedrejar Jesus em Jo 8, se tudo o que ele disse foi “Antes de Abraão, eu tenho sido”, e não usou o nome divino “Eu Sou,” de Ex. 3:14?

10. Considerando que Jeová é chamado de “Deus Forte” em Is. 10:21, assim como Jesus é chamado de “Deus Forte” em Is. 9:6, isso não significa que os Atalaias estão errados quando alegam que “Deus forte” é uma referência a uma divindade menor (Jr. 32:18)?

11. Considerando que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb. 13:8), como podem os Testemunhas de Jeová afirmar que ele foi um anjo, se tornou um homem, e voltou a ser um anjo novamente?

12. Considerando que Miguel, o arcanjo, não pôde reprovar Satanás por sua própria autoridade (Jd. 9), mas Jesus pôde e fez (Mt. 4:10), isso não prova que Jesus e o arcanjo Miguel não podem ser a mesma pessoa?

13. Jesus disse em Lc. 24:39 que ele não era um espírito e provou isso ao mostrar que tinha um corpo de carne e osso. Como isso se relaciona com o ensino dos Atalaias de que Jesus ressuscitou como uma criatura espiritual, sem corpo físico?

14. Considerando que Jesus disse que reconstruiria o santuário (Jo. 2:19) e, por “santuário”, ele se referia ao seu corpo, como Jo. 2:21 nos mostra (Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo), não estaria Jesus ensinando a ressurreição do seu corpo, nessa passagem?

15. Como Jeová pode ser o Senhor dos senhores (Sl. 136:3; Dt 10:17) e dividir esse título com Jesus em Apocalipse 17:14?

16. Como Jeová pode ser o primeiro e o último (Is. 44:6) se Jesus recebeu esse título em Apocalipse 1:17?

17. Como Jeová pode ser o único diante de quem todo joelho se dobrará (Is. 45:22-23) e Jesus receber a mesma honra (Fl. 2:10-11)?

18. Se em Isaías 40:3 o caminho está sendo preparado para o Senhor, por que Marcos aplica essa passagem a Jesus? João Batista não estava preparando o caminho para Jesus? Como podemos, então escapar da tese de que Jesus é o Senhor?

19. Em Apocalipse 22:12-13, o único que está voltando é Jesus, identificado como o Alfa e o Ômega. Como, então, escapar da conclusão que Apocalipse 1:8 também se refere a Jesus (Alfa e Ômega) e o chama de “Todo-Poderoso”?

20. Se em I Co. 8:6 existe um só Senhor, chamado Jesus Cristo, isso significa que o Pai não é Senhor? Como, então, os Atalaias podem dizer que o título de Jeová como único Deus exclui a possibilidade da divindade de Cristo?

21. Se o nome de Jeová é o único nome para salvação (Is. 43:11), por que Atos 4.12 diz sobre Jesus: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”? Não é verdade que Jesus é o Deus que salva, Deus conosco (Mt. 1:23) como nosso Salvador?

22. Na tradução Novo Mundo, a palavra grega proskuneo usada em referência a Deus é sempre traduzida por adoração (Ex: Ap. 5:14; 7:11; 11:16; 19:4; Jo. 4:20; etc.).Todavia, toda vez que proskuneo é usada em referência a Jesus, é traduzida por obediência (Mt. 14:33; 28:9, 17; Lc. 24:52; Hb. 1:6; etc.), mesmo sendo a mesma expressão grega. Qual a razão para essa inconsistência?

23. Colossenses 1:16, discorrendo sobre Jesus, ensina: “Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Os Atalaias sustentam que Jesus foi o arcanjo Miguel, na criação. Pode um anjo criar todas as coisas para si mesmo? Como explicar isso, já que o Deus Todo-Poderoso criou todas as coisas para seu próprio prazer, conforme Apocalipse 4:11?

24. Se os salvos que já estão mortos não têm consciência, como Apocalipse 14:13 os descreve como “abençoados” e como seres que estão “desfrutando o descanso”? Similarmente, como os ímpios mortos podem “não descansar de dia nem de noite … para sempre,” se eles foram aniquilados e não existem mais?

25. Se o Espírito Santo é uma força impessoal, como Ananias pode ter mentido para Ele e como Ele pode ter sido chamado de Deus, em At. 5:3-4? Como uma força impessoal pode ser blasfemada (Mt. 12:31)? Como uma força impessoal pode ser entristecida (Ef. 4:30)? Como uma força impessoal pode ter vontade (I Co. 12:11)? Como uma força impessoal pode ter “mente”, já que ele sonda (a mesma palavra usada em Jo. 5:39) as profundezas de Deus e conhece a mente de Deus? Como uma força impessoal pode ensinar (Jo. 14:26), ordenar (At. 8:29; 13:2) e orar (Rm. 8:26)?

26. A Bíblia usa coisas impessoais para descrever o Espírito, tais como água e fogo. Os Atalaias argumentam, por isso, que Ele não é uma pessoa. Devemos dizer, então, que Deus, chamado de “Fogo Consumidor,” é uma força impessoal?

27. Considerando que Efésios 2:8-9 ensina que a salvação é pela graça, mediante a fé, e que a fé não é fruto de obras, mas é um dom de Deus (Tt. 3:5; Rm. 3:20; Gl. 2:16), porque os Atalaias ensinam salvação pelas obras?

28. Paulo afirma: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl. 6:14). Em que você se gloria? Será que você pode verdadeiramente fazer a confissão de Paulo e sustentar a doutrina da salvação das Testemunhas de Jeová?

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.