O Novo Nascimento – CPRC


Angus Stewart

É verdade que um homem não se torna um cristão através das suas próprias obras. João 1:13 é ainda mais incisivo, pois especificamente exclui toda a vontade do homem no novo nascimento, também chamado regeneração (Tito 3:5). Três vezes João declara que a fonte ou origem do novo nascimento não reside no homem e duas vezes ele explicitamente exclui a vontade do homem: os filhos de Deus “não nasceram [1] do sangue, nem [2] da vontade da carne, nem [3] da vontade do homem.”

Um homem nasce de novo e outro não. Por quê? Não é por causa da sua descendência física, de sangue, nem por causa da vontade do homem – nem por causa do indivíduo, dos seus pais, nem do seu ministro. Assim, o homem não nasce de novo se arrependendo, crendo ou se “entregando,” nem através de qualquer outro exercício da vontade do homem. O homem nem mesmo coopera, deseja ou busca o novo nascimento. João 1:13 declara que os filhos de Deus são nascidos “de Deus” – total, absoluta e soberanamente. O novo nascimento procede da vontade de Deus e não do homem (Tiago 1:17), e o Espírito Santo sopra soberanamente como o vento, regenerando esta, mas não aquela pessoa (João 3:8). Assim, a Confissão de Westminster declara que o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo “que opera onde, e quando, e como quer” (10:3).

Deus regenera um homem e então – e somente então – ele crê. Assim, o Senhor abriu o coração de Lídia, para que ela cresse no Jesus Cristo (Atos 16:14).

A verdade da regeneração absolutamente soberana de um pecador morto (Efésios 2:1) é vital para a preservação do evangelho salvador de Jesus Cristo contra a auto-salvação pelas obras e vontade do pecador.

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / [email protected]

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.