O Nome Jesus – CPRC


Rev. Ronald Hanko

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

O nome Jesus é especial entre todos os nomes de nosso Salvador. É o seu nome pessoal. Muitos de seus outros nomes são na verdade títulos, não nomes pessoais. Isso é especialmente verdadeiro de nomes como Cristo e Senhor. Jesus, contudo, é o nome que foi dado a ele por seu próprio Pai e o nome pelo qual é conhecido e amado na família de Deus. É o nome acima de todos os outros nomes, pelo qual falamos com e sobre ele.

Quando lembramos o significado do nome Jesus, percebemos quão maravilhoso é esse nome. Seu nome pessoal na família de Deus é um que significa “Salvador” ou “Jeová salva.” Pense nisso! Todas as vezes que falamos com ou sobre ele pessoalmente, estamos dizendo que ele e ele somente é o Salvador, o Salvador de Deus.

O significado do nome Jesus foi revelado pelo anjo Gabriel quando anunciou o nascimento de Jesus a José: “E lhe porás o nome de JESUS,” disse o anjo, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt. 1:21). Que riqueza de significado nesse único nome!

Porque o nome pessoal de Jesus refere-se a Jeová (o Je—é uma forma abreviada do nome Jeová), a mensagem do anjo com respeito ao nome de Jesus significa que é Jeová quem salva. Ninguém mais pode fazê-lo! Jesus é o Salvador de Deus, não somente porque ele veio de Deus, ma também porque é Deus somente quem salva por meio dele.

O nome de Jesus fala também da certeza da salvação para todos aqueles que crêem nele. Ele salvará o seu povo! Ele é um Salvador certo e seguro, e isso porque ele veio de Deus e trouxe a grande salvação de Deus.

Seu nome fala ainda do fato que ele salva aqueles, e somente aqueles, a quem o Pai lhe deu, a saber, o seu povo. Ele não é o Salvador de todos os homens sem exceção. Essa parece uma verdade terrível para alguns, mas para aqueles que a entendem, é uma verdade bendita e maravilhosa. Que ele salva somente alguns significa que ele não é aquele que tenta ser um Salvador e falha com muitos, mas sim um Salvador que salva certa e infalivelmente todos aqueles que são seus pelo decreto de Deus.

O nome de Jesus nos lembra também que ele é um Salvador do pecado. Muitos não querem tal Salvador. Querem somente alguém que encherá seus estômagos, curará seus corpos e resolverá seus problemas atuais. Mas aqueles que pela graça conhecem a si mesmos como pecadores diante de Deus, e que oram, “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” como o publicado no templo, não ousando levantar seus olhos (Lucas 18:13), acham em Cristo o desejo de seus corações e a certeza que existe um caminho de escape, perdão e paz com Deus.

Que bênção conhecê-lo como Jesus! Verdadeiramente “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). Que muitos possam conhecer esse nome, não como o nome de um mero homem que viveu alguns milhares de anos atrás, mas como o nome do Filho de Deus, o Salvador deles.

Fonte (original): Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, pp. 120-121.

1E-mail para contato: [email protected]. Traduzido em abril/2007.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.