O Milênio – The Millennium – CPRC


Rev. Ronald Hanko

O testemunho da Escritura concernente à vinda de Cristo levanta a pergunta: “Quando (e como) ele virá?” É ao responder esta pergunta que o assunto do milênio de Apocalipse 20 surge. Portanto, as diferentes visões milenaristas—pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo—têm tudo a ver com o tempo e a maneira da vinda de Cristo.

De um ponto de vista, pode ser lamentado que o milênio, algo mencionado somente numas poucas passagens da Escritura e num capítulo de um livro difícil e simbólico, deva se tornar uma questão de debate e discórdia entre cristãos. Todavia, a diferença entre estas visões milenaristas divergentes é importante e não deve ser descartada como de nenhum valor. O tempo e a maneira da vinda de Cristo são importantes!

Por exemplo, o testemunho constante da Escritura de que Jesus vem rapidamente é de enorme importância para a nossa esperança, enquanto vivemos nossas vidas no mundo (cf. II Pedro 3:8-9, 17). O mesmo pode ser dito com respeito ao fato que ele vem repentina e inesperadamente (cf. I Tessalonicenses 5:1-10).

Assim, da mesma forma, as visões diferentes do milênio também levantam perguntas sobre a natureza do reino de Cristo, se ele é terreno ou celestial, presente ou futuro, judaico ou cristão, e estas questões, também, são de extrema importância. Somos chamados a buscar o reino e devemos saber o que buscar, se haveremos de cumprir este chamado.

Portanto, não desprezaremos o assunto do milênio como sem importância, mas tentaremos explicar as diferentes visões, e mostrar a partir da Escritura o que deve ser crido. Fazemos isto não para causar mais divisões entre os cristãos, nem para ofender aqueles que sustentam visões diferentes das nossas, mas para mostrar o que a Palavra e ensina e por que.

Confiamos que todos entendem que “milênio” significa “mil anos,” e referem-se aos “mil anos” mencionados seis vezes em Apocalipse 20. Durante estes mil anos, de acordo com Apocalipse 20, Satanás está preso, e aqueles que têm parte na primeira ressurreição vivem e reinam com Cristo. No final deste período, seja qual for o período de tempo que ele descreva, Satanás é solto a fim de que por “um pouco de tempo” as nações sejam enganadas por ele e se ajuntem numa batalha contra a santa cidade. Deus então intervém e o julgamento acontece. Isso é muito claro para todos a partir de Apocalipse 20. Contudo, o que tudo isso significa não é tão claro.

Alguns crêem que tudo isto está no futuro, incluindo os próprios mil anos (pré-milenismo), outros que tudo já começou e que já estamos no período descrito como mil anos (amilenismo). Ainda outros ensinam que embora ele possa ter começado, seu cumprimento principal ainda é futuro e será visto somente quando surgir um período de paz, bênção e prosperidade sem precedentes para o evangelho e a igreja (pós-milenismo).

Em conexão com isto, alguns crêem que a próxima vinda pessoal de Cristo é anterior ao milênio (pré-), outros, que ela é após o milênio (pós- e a-). Os primeiros ensinam mais de uma vinda futura de Cristo, enquanto os últimos esperam somente uma vinda futura.

Fonte (original): Doctrine according to Godliness, pp. 295-296.

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / [email protected]

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.