O Conceito Supralapsariano da Igreja – CPRC


Herman Hoeksema

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Esse é o conceito supralapsariano da igreja.2 De acordo com a apresentação infralapsariana, Deus criou um organismo perfeito e original em Adão. Esse organismo foi danificado, estragado e corrompido pelo pecado. Deus restaurou esse organismo original na igreja pela re-criação. Nossa objeção principal contra esse conceito Reformado moderado é que, nele, algo realmente caiu nas mãos de Satanás e foi perdido. O diabo ganhou uma vitória, embora Deus tenha restaurado sua criação danificada e tido a vitória final.

De acordo com a nossa concepção, Deus desde toda a eternidade propôs criar uma igreja em Cristo. Essa igreja, juntamente com a concha réproba da raça humana, Deus criou nos lombos de Adão organicamente. Na linha da eleição e reprovação, Deus separa a parte interior da concha e traz sua igreja eleita à glória. Nada está perdido! O pecado e Satanás devem servir ao propósito de concretização da igreja de Cristo, para que Deus mantenha seu conselho.

Esse é o ensino da Sagrada Escritura:

De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra (Ef. 1:10).

Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti. Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma (Is. 43:3-4; cf. Cl. 1:15-20)

O significado é que o número inteiro dos eleitos—incluindo os eleitos do passado, presente e futuro—juntos constituem a igreja como o corpo de Cristo. Desse ponto de vista podemos distinguir a igreja como igreja militante (ecclesia militans), igreja triunfante (ecclesia triumphans) e igreja latente ou oculta (ecclesia latens).

Fonte: Reformed Dogmatics, vol. 2, Herman Hoeksema, Reformed Free Publishing Association, pp. 198-199.

1E-mail para contato: [email protected]. Traduzido em maio/2007.

2

Nota do tradutor: Apresentado na seção “Elementos na idéia da Igreja,” pp. 195-198.

Para material adicional de Herman Hoeksema’s Reformed Dogmatics em Português, por favor, clique aqui.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.