John Wesley e a Apostasia Metodista – CPRC


Rev. Angus Stewart

“É manifesta que a adoração pública da Igreja Católica está inteiramente degenerada da natureza do Reino de Cristo,” assim declarou John Wesley. Ele protestou contra as doutrinas de tradição de Roma, sete sacramentos, transubstanciação (“disparate, absurdo e auto-contradição,” disse ele), peregrinações, purgatório, indulgências (que “atingem na raiz de toda a religião”), veneração de relíquias, adoração de imagens (“grosseira, aberta, idolatria palpável”), a intercessão da Virgem Maria, orações aos santos, supremacia papal, celibato do clero, mérito humano, etc. Ainda ele chamou Roma “aquela igreja apóstata” e a “mãe de todas as abominações” cheia de “superstição,” “engano” e “corrupção.” Poucos púlpitos Metodistas ecoam com denúncias semelhantes da idolatria de Roma nos nossos dias. Para além disso, apesar de Wesley ter ensinado a infabilidade, clareza e suficiência da Sagrada Escritura, o Metodismo Irlandês de Edgehill College inculca a alta crítica da Bíblia.

No entanto, Wesley era também um grande admirador de Francis de Sales, um líder Contra-Reformador, e de místicos Católicos Romanos em geral. Ele também fez outras afirmações ecuménicas não bíblicas acerca de Roma. Como um teólogo Metodista coloca, Wesley era “um homem bastante complexo.”

A inconsistência de análise de Wesley a Roma surge da sua comum heresia capital, livre-arbítrio. Quer Wesley, quer Roma acreditam num amor de Deus por todos os homens e numa expiação ineficaz de Cristo dependente do livre-arbítrio do pecador. Ainda Wesley considerou a predestinação de Deus como “blasfémia” (contrariamente ao artigo 17 dos 39 Artigos que ele jurara respeitar). Será pouco dizer que ele era menos do que claro acerca da verdade da justificação pela fé somente.

Wesley ensinou muitos outros erros incluindo a graça resistível, o cair da graça de verdadeiros crentes, perfeição impecável, pregação leiga e pregação feminina (outra vez contrariamente aos 39 Artigos). Como um que reclamou curas milagrosas e sonhos, e encorajou gritarias e desmaios nas suas reuniões, Wesley é justamente visto como um pioneiro do aberrante movimento carismático.

Apesar do Metodismo ido mais além do que o seu fundador, as suas sementes destrutivas estavam já encontradas no ensino do próprio Wesley.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.