É Novidade Negar a Graça Comum? – CPRC


Dr. Jonathan D. Moore

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Algumas pessoas rejeitam a negação da graça comum ao alegar que ela é completamente estranha à teologia Reformada histórica. Ao invés de ceder a esse pensamento fantasioso, não deveríamos nos tornar mais familiarizados com o que os principais Reformadores protestantes realmente ensinaram?

Peter Martyr Vermigli (1500-1562) foi indubitavelmente o maior de todos os Reformadores protestantes da Itália. Ele foi um amigo estimado de Heinrich Bullinger, Thomas Cranmer e John Jewel. Em Oxford, serviu como Professor Régio de Teologia e como Cônego da Igreja de Cristo, durante o qual tempo foi consultado sobre a formulação do Livro da Oração Comum de 1552. Ele também foi professor de teologia e hebraico nas universidades de Estrasburgo e Zurique. Resumindo, Vermigli foi um importante e influente teólogo Reformado de reputação internacional.

O manual de teologia sistemática de Vermigli, seu Loci Communes, compreendia mais de mil páginas e por volta de 1656 já tinha sido reimpresso mais de doze vezes. Em seu capítulo sobre a graça, Vermigli declara que a graça tem dois sentidos na Escritura. Em primeiro lugar, existe a “boa vontade” e “favor” divino. Isso é limitado “aos eleitos”. Em segundo lugar, existem os “dons excelentes” de Deus, mas esses também são dados somente aos “seus eleitos”. Vermigli admite que “os dons naturais, como esperteza, força do corpo, e coisas semelhantes são chamadas de graças” por certas pessoas. Contudo, “não negamos que essas coisas sejam livremente concedidas por Deus; todavia, negamos que sejam graças”, visto que graças “são dadas aos eleitos, através da redenção de Cristo” (1ª edição inglesa, 1583, Parte 2, pp. 48, 52). Parece que para Vermigli, graça era estritamente particular e nunca comum.

Portanto, da forma como algumas pessoas falam hoje, Vermigli não poderia ter sido realmente “um Reformado de verdade”. Isso é claramente uma noção ridícula, e pode ser abrigada somente por aqueles que vivem em ignorância da largura e profundidade da tradição Reformada, como forjada pelos Reformadores protestantes do século dezesseis. Amantes dessa tradição Reformada ficarão felizes em saber que as obras de Vermigli estão sendo atualmente reimpressas pela Sixteenth Century Journal Publishers, Kirksville, Missouri, USA.

Fonte: Is Denying Common Grace a Novelty?

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.