Deus Faz o Sol, a Lua e as Estrelas [Génesis 1:14-19] – CPRC


Gertrude Hoeksema

Que tipo de tempo gostam mais: frio e chuvoso ou quente e com sol brilhante? Quando é o dia de um piquenique, vocês correm para a janela do vosso quarto bem cedinho para ver se o sol está a brilhar e esperam que o sol faça o tempo ficar quentinho e lindo para o vosso piquenique? É Deus quem faz o sol brilhar.

No quarto dia, Deus fez o sol e colocou-o no grande céu azul que Ele “esticou” como uma cortina sobre a Terra. Deus fez o sol para ser o (“holder) “possuidor” da luz que Ele tinha feito no primeiro dia. Nas nossas casas nós também temos “possuidores” de luz. Nós chamamos-lhes lâmpadas e podemos ligá-las e desligá-las quando nos apetecer. Mas o grande “possuidor” da luz de Deus, o sol, tem sempre a luz ligada. Nunca se desliga.

Deus fez o sol muito grande e quente. Ele fê-lo maior que a nossa Terra; e depois Ele colocou-o bem longe de nós, no Seu céu, para que não pudesse queimar-nos. Ele fez o sol quente o suficiente para que as árvores, as flores e os jardins pudessem crescer.

Todos os dias o sol nos diz o que fazer. De manhã, quando se levanta, ele diz-nos para nos levantarmos porque um novo dia está a começar. Quando o sol se põe à noite, diz-nos que em breve será hora de dormir. Quando o sol nos diz o que fazer, dizemos que ele nos governa (vs.16). O sol de Deus governa-nos dizendo-nos que tipo de roupas devemos usar: por exemplo, no inverno, quando não brilha tão intensamente, diz-nos para vestirmos casacos quentes e gorros. No tempo quente de verão, ele diz-nos para irmos buscar os nossos fatos de banho porque ele está a aquecer os lagos e as piscinas.

Deus fez o sol para brilhar durante o dia, e também fez “possuidores” para a luz que brilha à noite. Nós chamamos-lhes a lua e as estrelas. Se sairem à rua numa noite escura, tentem encontrar a lua. Ela agarra a brilhante luz do sol e fá-la brilhar cá para baixo sobre o nosso mundo escuro. A lua é como um espelho do sol e podemos ver a luz do sol na lua da mesma forma que nos podemos ver a nós próprios num espelho.

Quando Deus colocou as estrelas nos Seus céus, Ele colocou-as bem longe da Terra. As estrelas de Deus são na realidade muito grandes, muitas delas maiores que a nossa Terra, mas estão tão longe que parecem pequeníssimos pontos brilhantes no céu. Deus fez milhões dessas lindas estrelas, mais do que podemos ou conseguimos contar e pô-las em padrões no céu. Sabem porquê? Porque Ele queria que o Seu mundo fosse grandioso e belo e Ele queria que o Seu mundo grandioso e belo O louvasse. Quando olhamos para o maravilhoso Sol de Deus, a Sua lua e as Suas estrelas, devemos também lembrarmo-nos de louvá-lo.

LEMBRAR: As luzes no céu são imagens de Jesus. Às vezes a Bíblia chama Jesus de “o Sol da justiça” e a “brilhante estrela da manhã.” Jesus é a Luz do mundo porque Ele salva o Seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.