Declaração da Doutrina da Eleição – CPRC


Ronald Cammenga e Ronald Hanko

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Por eleição queremos dizer a escolha eterna por Deus de certos indivíduos definitivos em Jesus Cristo para a salvação.

Existem muitas referências na Escritura a essa eleição ou escolha por Deus. É o Senhor Jesus quem declara em Mateus 22:14: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos [eleitos].” Em Romanos 15 o apóstolo Paulo escreve: “Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.” O mesmo apóstolo escreve em Efésios 1:4: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo …” Em Colossenses 3:12, ele exorta aos crentes: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” Em Tito 1:1, referência é feita à “… fé dos eleitos de Deus.” O apóstolo Pedro escreve em 1 Pedro 2:9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa …” E em II Pedro 1:10, ele exorta os cristãos: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.”

Eleição é apenas um aspecto da doutrina ampla da predestinação. Predestinação é a pré-decisão eterna de Deus com respeito ao destino (destinação) eterno de todas as suas criaturas racionais e morais: homens, anjos e demônios. Existem muitos que ficam desconfortáveis quando a palavra predestinação é mencionada. Mas predestinação não é algum monstro hediondo inventado por teólogos desvairados. A Bíblia ensina a predestinação!

A palavra grega da qual nossa palavra portuguesa predestinação é derivada ocorre seis vezes no Novo Testamento. Encontramo-la usada duas vezes pelo apóstolo Paulo em Romanos 8:29,30: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Em Efésios 1:5 o apóstolo Paulo declara: “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”

A palavra predestinar é encontrada também em Atos 4:28, onde é traduzida como “anteriormente determinado”. Ali o apóstolo Pedro ensina que a crucificação de Cristo e o papel na crucificação de Cristo desempenhado pelos iníquos Herodes e Pôncio Pilatos foram predestinados por Deus. Nesse contexto, ele declara no versículo 28 que esses governantes ímpios se reuniram para “fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado [predestinado] que se havia de fazer.”

Em I Coríntios 2:7 a palavra predestinar é traduzida como “ordenou”: “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou [predestinou] antes dos séculos para nossa glória.” Aqui Paulo ensina que todo o plano de salvação foi predestinado por Deus.

Fonte: Extraído e traduzido de Saved by Grace, Rev. Ronald Cammenga e Rev. Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.