Adão e Eva Pecam [Génesis 3] – CPRC


Gertrude Hoeksema

Quando vocês se portam mal e os vossos pais vos põem sentados numa cadeira, alguma vez pensaram, enquanto estavam lá sentados, como seria ser perfeito? Fazer sempre exactamente o que o vosso pai e a vossa mãe dizem, fazer sempre o que Deus quer que vocês façam e nunca dizer coisas más? Adão e Eva eram perfeitos no jardim do Éden.

No meio do jardim, Deus plantou duas árvores. Os seus nomes eram: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. A árvore da vida faria Adão viver, e Deus disse-lhe para ele comer dela todo o fruto que ele quissesse, mas Deus disse a Adão para não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque então, certamente morreria. Adão obedeceu a Deus. Eva sabia acerca das duas árvores e ela também obedeceu.

Mas um dia chegaram problemas ao Jardim do éden. O diabo veio até Eva. Quem era ele? Há muito tempo atrás ele era um dos anjos bons de Deus no céu, um dos mais elevados de todos os anjos; mas ele não estava satisfeito de ser um anjo. Ele queria ser como Deus, e isso foi um pecado terrível. Deus atirou-o a ele e aos seus anjos-ajudantes para fora do céu, para o inferno, um lugar horrível de fogo e de castigo, onde há sempre sofrimento.

O diabo não viveu sempre no inferno. Deus deixou-o andar na terra também. Sabem como ele se aproximou de Eva? Ele entrou dentro de uma cobra e falou com Eva pela boca da cobra. De propósito, o diabo fez uma pergunta traiçoeira sobre Deus. Ele disse: “É assim que Deus disse? Não comereis de toda a árvore do jardim?

A resposta de Eva também não foi muito correcta, Ela disse: ” Podemos comer dos frutos das árvores do jardim.”

Mas quando ela falou da árvore do conhecimento do bem e do mal, ela disse que eles não podiam nem tocar-lhe. A última parte não era verdade. Deus não disse nada àcerca de não tocar na árvore.

Então o diabo disse uma mentira perversa/traiçoeira. Ele disse: “Certamente não morrereis“. Eva devia ter olhado para a árvore com olhos obedientes mas ela começou a olhar para a árvore com olhos pecaminosos. Ela estendeu a sua mão, tomou um fruto, comeu e deu também a Adão um pouco. Agora ambos tinham pecado.

A primeira coisa que notaram foi que não tinham roupas vestidas. Quando os seus corações eram perfeitos, eles não tinham que cobrir os seus corpos perfeitos; mas agora eles viam a sua nudez com os seus olhos pecaminosos. Eva coseu folhas de figueira para cobrir os seus corpos. Então Deus veio falar com eles e estavam ambos envergonhados e escondidos. Deus encontrou-os e começou a fazer-lhes perguntas: “Quem te mostrou que estavas nú? Comeste tu da árvore que te ordenei que não comesses?

Adão, com o seu coração pecaminoso, culpou Eva e disse que foi ela quem lhe deu o fruto proibido para comer. Ele disse que a culpa foi de Eva.

Quando Deus perguntou a Eva, “Porque fizeste isto?“, ela culpou a serpente que tinha o diabo dentro. Deus amaldiçou a serpente e castigou-a. O castigo de Deus para a serpente foi que ela rastejaria sobre a sua barriga no pó para o resto da sua vida. (Genésis 3:14)

Deus disse a Adão e Eva que eles teriam problemas e doença e dor nas suas vidas, pois a partir de agora passariam a viver num mundo de pecado, com corações pecaminosos. Mas, Deus não tinha dito que eles certamente morreriam se comessem do fruto da árvore? Deus não os fez cair mortos e deixar de respirar ali mesmo no Jardim do Éden. Então, o que é que Deus quis então dizer quando disse, “certamente morrerão se comerem do fruto da árvore?” Isto significava que eles iriam viver afastados da face de Deus; porque a Biblia nos ensina que viver afastado de Deus é morte.

Que tristes Adão e Eva estavam! Mas Deus não os deixou na sua terrível tristeza e morte. Ele deu-lhes uma promessa. Um dia Ele enviaria um Salvador, o Senhor Jesus, que esmagaria a cabeça do diabo e os salvaria do seu pecado e morte.

Deus fez roupas para Adão e Eva da pele dos animais. Sabem porquê? Quando Deus matou os animais ele estava a fazer uma imagem, uma ilustração de Jesus, que um dia morreria pelos seus pecados. Adão e Eva tinham que aprender a matar animais e trazê-los como sacrifício a Deus como imagens de Jesus que morreria na cruz por eles.

LEMBRAR: Porque Adão e Eva pecaram nós também nascemos pecaminosos. A promessa de Jesus morrer na cruz também é para nós. Ele salva todas as Suas crianças dos seus pecados.

Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.



Fonte: Covenant Protestant Reformed Church

Livros que você vai gostar

Você também vai gostar

Mais lidos

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.