episódio de podcast

Um Chamado à Obediência [#15 podcast – vida devocional]

Vida Devocional
Vida Devocional
Um Chamado à Obediência [#15 podcast - vida devocional]
/
Escolha sua plataforma favorita para ouvir nosso conteúdo

Apresentado por Hudson Carvalho

Veja este episódio em vídeo

Não deixe de conferir outros episódios desta série. Tenha a vida edificada pela Palavra.

EPISÓDIO

Um Chamado à Obediência [#15 podcast – vida devocional]

RESUMO

Os frutos de obediência em nossa vida são produzidos pela graça de Deus. Quem tem o Espírito Santo produz frutos do Espírito. Somos novas criaturas. Fomos criados novamente (regeneração) para podermos obedecer a Deus. Deus os amou antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis.

TRANSCRIÇÃO LITERAL DO EPISÓDIO

Olá meu querido ouvinte e telespectador. É um grande prazer ter você aqui mais uma vez no nosso podcast “Vida Devocional: Uma Vida no Altar de Deus”. Hoje eu quero tratar com você sobre o tema: “Um Chamado à Obediência”. Eu quero que você reflita comigo sobre este texto escrito por Paulo, na carta aos Efésios, capítulo 1, verso 4, que diz a palavra do Senhor: “assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele”.

Paulo está tratando aqui de um chamado que Deus faz aos seus santos, aos cristãos, aqueles que são servos de Deus. Paulo deseja que não somente os efésios compreendam (os irmãos da grande cidade de Éfeso, no primeiro século), mas para nós, também, como os cristãos, que vivemos na luz.

Nós devemos compreender que Deus nos chamou para sermos obedientes. Muitas vezes há muitos servos de Deus que são desobedientes. São pessoas arredias. De fato, precisamos compreender que isso é da própria natureza humana. O homem, por si só, não consegue obedecer a Deus se não for pelo Espírito Santo. Nós nascemos de novo para sermos o que uma nova criatura. Uma criatura criada por Deus, pelo seu Espírito Santo.

Nós nascemos de novo, da água e do Espírito. Devemos compreender que o nosso velho homem, o homem desobediente, o homem que vivia em rebelião contra Deus, está sepultado. Da mesma forma como Jesus também morreu, devemos sepultar o velho homem. E quem faz isso por nós? O Espírito Santo. Nós, como seres humanos, somos capacitados por este espírito; devemos todos os dias matar o nosso “eu”. Nosso “eu” é o rebelde, e muitas vezes não quer obedecer a voz de Deus.

Mas o que Paulo está falando é que nós fomos predestinados para que possamos ser obedientes! Nós recebemos um chamado à obediência. O homem, desde o princípio foi desobediente. O pecado do homem foi um pecado de desobediência, um pecado que iniciou no Éden e vai simplesmente causando estragos e mais estragos ao longo das gerações.

Nós, como seres naturais, herdamos esse pecado original de Adão. Todos nós caímos da presença de Deus, mas aqueles que foram chamados pelo Espírito para serem santos e irrepreensíveis estão de pé diante do Deus Todo-poderoso.

Nós não somos salvos porque somos obedientes, mas, porque somos salvos, somos obedientes. Isso faz toda diferença, porque a salvação não é por mérito, mas é por graça de Deus.

E, evidentemente, se é pela graça, o que nós produzimos pela graça são os frutos de obediência, os frutos do Espírito. Quem tem o Espírito Santo produz frutos e nós precisamos compreender isso. Nós não fomos chamados porque um dia nós éramos bonzinhos ou simplesmente nós desejaríamos obedecer a Deus, de maneira nenhuma. Até porque ninguém conseguiu obedecer a Deus por sua própria vontade, a não ser o Senhor Jesus, o homem perfeito.

Você pode talvez prometer a Deus: “Senhor, nunca mais vou pecar na minha vida”. Infelizmente, devemos compreender que ainda ainda num corpo de carne, tanto é que o apóstolo Paulo exclama em Romanos: “Quem me livrará desse corpo?” Justamente porque Paulo estava ali, lamentando por ainda habitar num corpo mortal, num corpo de carne. Um corpo que, às vezes, não quer obedecer a voz do Pai Celestial.

Mas Paulo depois fala: “Bendito seja Deus, pela graça de Jesus”. Você também pode bendizer ao Deus Todo-Poderoso pela graça de Jesus, que vive em você. Devemos abraçar esta graça gloriosa com todo nosso vigor, sabendo que aquilo que temos não foi alcançado por nossos próprios esforços, mas Deus outorgou a nós o seu Espírito; Deus nos outorgou a salvação e nos deu do seu Espírito.

Hoje somos novas criaturas porque fomos criaturas da Palavra de Deus. Fomos criados novamente, temos um chamado para sermos obedientes. Deus nos amou antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis. Nós não fomos chamados para sermos desobedientes. Nós não fomos chamados para fazermos aquilo que bem entendemos, mas para sermos obedientes a Deus.

E como nós obedecemos a Deus? Pela sua palavra! É pela Palavra de Deus que nós obedecemos, porque o Espírito Santo habita em nós. Deus nos amou antes de todas as coisas e nos determinou para que déssemos frutos. Fomos chamados para sermos santos e irrepreensíveis. Um chamado à obediência do Deus de toda a graça, o Deus que me amou, e te amou, antes de todas as coisas!

Devemos agradecer a Deus por tanta graça, por tanto amor, e pelo fato de o Espírito Santo nos capacitar para sermos servos obedientes; por vivermos nesse caminho tão glorioso e nos apegarmos a essa gloriosa graça!

Meus irmãos, nós não somos salvos porque somos bons; nós não somos salvos porque há mérito algum em nós! Mas, porque Deus nos amou, somos vocacionados para sermos santos e irrepreensíveis! Devemos abraçar esta verdade com todo nosso vigor, porque Deus nos amou ante todas as coisas.

Que Deus possa falar profundamente ao seu coração; Que você seja um homem, uma mulher, obediente a Deus. Que você O ame de forma incondicional, sabendo que, apesar de você se esforçar para amá-lo, você nunca conseguirá amá-Lo mesma forma que Ele te amou. Mas devemos responder a este amor, porque nós somos amados antes de todas as coisas para darmos frutos a Ele, porque nós não vivemos mais para nós mesmos, mas para Ele; somos parte Dele, somos Sua igreja, o Seu povo, o Seu corpo.

Os santos foram chamados para obedecer, obedecer a voz do sumo pastor, daquele que pastoreia nosso coração e nos abraça, nos ampara, nos faz viver em novidade de vida neste caminho glorioso de salvação.

Que Deus possa te abençoar profundamente com este ensinamento da Palavra de Deus. Um grande abraço. A gente se vê numa próxima!

Veja este conteúdo e outros em nosso canal do Youtube

Bíblia TV é um canal para abençoar sua vida. O objetivo é pregar o evangelho a pessoas que não conhecem a Deus e também fortalecer a igreja de Cristo com a exposição da Palavra de Deus.

 

Apoie este projeto: inscreva-se no canal e ative as notificações.

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.