episódio de podcast

A graça de Deus em meio à depressão [#11 podcast – vida devocional]

Vida Devocional
Vida Devocional
A graça de Deus em meio à depressão [#11 podcast - vida devocional]
/
Escolha sua plataforma favorita para ouvir nosso conteúdo

Apresentado por Hudson Carvalho

Veja este episódio em vídeo

Não deixe de conferir outros episódios desta série. Tenha a vida edificada pela Palavra.

EPISÓDIO

A graça de Deus em meio à depressão [#11 podcast – vida devocional]

RESUMO

A depressão é uma doença que assola milhares de pessoas. Por mais que a pessoa explique sua situação depressiva a outra, somente quem sofre sabe a profundeza da angústia. O Espírito Santo é aquele que nos consola quando estamos profundamente tristes. Deus sabe que somos apenas pó; Ele sabe que somos fracos.

TRANSCRIÇÃO LITERAL DO EPISÓDIO

A depressão é uma doença que assola milhares de pessoas. Por mais que a pessoa explique sua situação depressiva a outra, somente quem sofre sabe a profundeza da angústia.
Sabemos que o pecado do homem trouxe sérias consequências, dentre elas moléstias de todos os tipos, inclusive a depressão. A depressão atinge pessoas pobres e ricas; atinge pessoas de todas as raças e religiões.
O salmo 130 expressa uma depressão vivida pelo salmista. Ele diz: “Das profundezas a ti clamo, ó Senhor”.
O salmista clama a Deus de uma profundeza que somente ele mesmo sabia. Ninguém sabe a densidade do seu problema mais do que você e Deus. Às vezes, o salmista estava clamando a Deus das profundezas do desespero e da desesperança. Das profundezas da angústia. Das profundezas das tristezas. Leia-se profundezas como um estado de depressão.
O clamor do salmista está em suplicar a Deus pela misericórdia. Diante de uma situação de extrema calamidade nosso único refúgio é o Senhor; é dobrar os joelhos e pedir misericórdia.
Por muito tempo, as pessoas associavam a depressão à possessão demoníaca. Sabemos que demônios podem causar doenças; a palavra de Deus deixa isso muito claro. Contudo, não podemos de maneira nenhuma generalizar, como se todas as doenças fossem provadas por meio da ação do inimigo, sobretudo as doenças que causam transtornos mentais.
O puritano Richard Baxter deixou registrado no livro Superando a tristeza e a depressão com a fé uma importante lição que merece destaque. Este puritano disse que entre os crentes que sofrem de depressão é preciso averiguar outra questão essencial: que é o conhecimento verdadeiro a respeito da paz (questão doutrinária).
A Palavra de Deus não usa expressamente o termo “depressão” nas passagens bíblicas. Entretanto, em várias passagens podemos observar que a Bíblia deixou registrado vários personagens, servos de Deus, que sofreram de depressão, sobretudo pelo fato de desejarem a morte.
Moisés sofreu demasiadamente pela fome do povo pelas panelas de carne que tinham no Egito. O povo murmurava nos ouvidos de Moisés, o que o levou a um extremo cansaço mental. Moisés queixou-se diante de Deus que seu encargo era muito pesado.
Elias foi um profeta cheio do poder de Deus. Após ele ter enfrentando os falsos profetas de Baal e Azera, cuja a vitória Deus havia lhe concedido e todo o povo tinha cantado: “Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus”, Elias entrou numa profunda crise.
Elias queria encerrar seu sofrimento pela morte; mas Deus lhe deu vida e alimento para prosseguir no caminho e cumprir o seu propósito.
Nossa jornada nesta vida só encerra quando o Todo-Poderoso determina. Não podemos dar cabo à nossa vida em razão das nossas frustrações. Deus sempre prepara a misericórdia antes mesmo de nós precisarmos dela.
A história desses personagens bíblicos denota que Deus trabalha em nossa mente e coração a fim de que possamos somente confiar Nele. Outra importante lição que devemos compreender é que Deus é fiel, ele não te abandona em meio ao sofrimento.
O Espírito Santo é aquele que nos consola quando estamos profundamente tristes. Deus sabe que somos apenas pó; Ele sabe que somos fracos.
Quando o Espírito Santo toca em nós, podemos enxergar coisas que não víamos antes. É como se nossos problemas, por maiores que sejam, não são tão grandes quando comparado ao Deus que ampara nossa alma. Quando o Espírito Santo toca em nós, Ele faz arder em nossos corações a ardente chama da esperança de uma vida eterna ao lado do Senhor, onde não haverá mais tristeza nem dor, mas somente a alegria ao lado do Senhor.
Que Deus te abençoe!

Veja este conteúdo e outros em nosso canal do Youtube

Bíblia TV é um canal para abençoar sua vida. O objetivo é pregar o evangelho a pessoas que não conhecem a Deus e também fortalecer a igreja de Cristo com a exposição da Palavra de Deus.

 

Apoie este projeto: inscreva-se no canal e ative as notificações.

Conecte-se com o EvangelhoEterno.Org

COMPARTILHE!

Inscreva-se para novidades

O portal EvangelhoEterno.Org é um site cristão criado com o objetivo de contribuir para o avanço do Evangelho de Jesus Cristo em toda a face da terra.

Temos o desejo de que as pessoas estejam cheias da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta, e do poder do Espírito Santo.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

© 2022 EvangelhoEterno.Org | Todos os Direitos Reservados | Idealizado por Hudson Carvalho

Para melhorar sua experiência, este site usa cookies.